DIOCESE DE MARABÁ
PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
PROJETO “CORAÇÃO SOLIDÁRIO”
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO DA NOSSA PARÓQUIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Construa esta história conosco!
Mas quem é e o que faz um voluntário?
Do latim voluntarius, o voluntário é alguém que presta algum serviço gratuito. De acordo com o dicionário de Oxford, é “aquele que se dedica a um trabalho sem remuneração, prestando ajuda quando necessário”.
A ONU define voluntariado como um ato de serviço desinteressado, de pessoas que decidem dedicar seu tempo em prol dos outros, sem esperar remuneração financeira. No Brasil, a Lei nº 9.608/1998 reconhece e regulamenta o trabalho voluntário, destacando seu papel em entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos, com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência.
E o voluntariado cristão?
Para nós, cristãos, o voluntariado é uma expressão da fé que se manifesta em serviço ou em obras, isto fica muito claro nas Sagradas Escrituras: “Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma” (Tg 2,17). Durante toda a sua vida aqui na terra, nosso Senhor serviu e amou a todos.
Jesus, que “veio para servir” (Mt 20,28, Mc 10,45), enfatizou o amor ao próximo, encorajou o ato de servir aos outros como modelo para seus discípulos, praticou a compaixão, promoveu a inclusão e aceitação, exaltou a doação generosa e incentivou a persistência na bondade. E como ele mesmo declarou, sempre que socorremos alguém fazemos isso como um ato de amor ao próprio Senhor Jesus.
Cristianismo na prática
Na prática, qualquer um pode exercer o voluntariado, mas para ser um voluntário cristão é preciso seguir o modelo de serviço de Jesus que se baseia em:
– Amor ao Próximo: Ao nos envolvermos em atividades voluntárias, buscamos oportunidades que permitam demonstrar esse amor de maneira palpável.
– Serviço sacrificial: O serviço cristão é um ato de doação sem esperar recompensas ou reconhecimento, de quem está disposto a servir, não por benefício próprio, mas pelo bem dos outros.
– Empatia e Compaixão: Ao voluntariar, buscamos compreender as necessidades dos outros, oferecendo ajuda com um coração compassivo que reflete os valores cristãos e que, principalmente, reflete Jesus, conhecido por sua eterna compaixão.
– Inclusão e Aceitação: A mensagem de Jesus era inclusiva. Ele não fazia acepção de pessoas. Assim, da mesma maneira, o voluntário cristão deve promover a inclusão, valorizar a diversidade e aceitar todos, sem discriminação.
– Generosidade: O voluntariado, baseado no modelo de Jesus, reflete a generosidade que vai muito além de bens materiais. Torna-se uma expressão tangível de nossa disposição para doar nosso tempo, nossos dons, nossos recursos e muito mais.
– Bondade: Jesus incentivou a persistência na prática do bem. O voluntariado, à luz desses ensinamentos, é um compromisso constante com a bondade, superando desafios com perseverança.
Quais as vantagens de exercer o voluntariado?
Seja na igreja, em ONGs, Projetos Sociais ou instituições filantrópicas, ser voluntário permite que você faça a diferença na vida das pessoas e na comunidade; seja útil na luta por alguma causa relevante; transforme a realidade de quem enfrenta sofrimento ou carências sociais e materiais; colabore com projetos sustentáveis e outras iniciativas.
O engajamento voluntário também proporciona ganhos pessoais, contribuindo para o aprimoramento de competências pessoais e sociais; para a formação ética e de liderança; para o crescimento espiritual, enquanto aplica os ensinamentos de Jesus na prática; além de gerar um sentimento de propósito e satisfação em praticar o bem. As atividades voluntárias ainda são um estímulo para uma cultura que se preocupa com o coletivo, sendo amplamente valorizadas em currículos escolares ou horas de extensão em cursos universitários.
À medida que nos inspiramos nos ensinamentos de Jesus, o nosso voluntariado se transforma em uma jornada de amor e serviço, impactando positivamente a vida do nosso próximo e moldando-nos à imagem daquele que nos ensinou a amar e servir sem reservas.
“Não negues um benefício a quem o solicita, quando está em teu poder conceder-lho” (Pv 3,27).
“Empreste” suas habilidades profissionais a Jesus, para que Ele alcance, por meio de suas habilidades profissionais, os irmãos mais necessitados.
Para partilhar sobre seu desejo e dúvidas a respeito desse caminho, entre em contato com:
Whatsapp: +55 91 984258080 (Padre Dimas da Silva)
E-mail:
“Somos Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, somos família de Deus em missão!”